Compartilhar

Colmeia Viva® Diálogos

A criação de um espaço de diálogo aberto, para ampliar a compreensão das diferentes realidades, necessidades e desejos dos agentes envolvidos no tema – apicultores, agricultores, acadêmicos, produtores de defensivos agrícolas e governo – de forma a encontrar soluções convergentes e viáveis.

2013

O evento foi motivado pela reavaliação ambiental proposta pelo IBAMA e teve seu foco na construção de uma visão de futuro sobre como conciliar as tecnologias correntemente utilizadas em programas de manejo integrado de pragas e a proteção de agentes polinizadores.

2014

O encontro teve como tema central os Avanços, Desafios e Caminhos para a Sustentabilidade. Abordou os aspectos básicos e aplicados no manejo de polinizadores e os desafios a serem superados para a construção de conhecimento e valorização das abelhas na atividade agrícola.

2015

Ano do Manifesto Colmeia Viva lançado após o 3º Workshop, que discutiu temas importantes sob diferentes óticas, contribuindo para a construção do conhecimento coletivo e enriquecimento do diálogo entre as partes envolvidas.Foram realizados quatro painéis de Diálogos envolvendo especialistas renomados dos setores agrícola, apícola, instituições governamentais, acadêmicos e pesquisadores.

2016

A 4ª edição do Workshop Colmeia Viva ocorreu nos dias 01 e 02 de setembro, em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo.O workshop foi dividido em painéis de diálogos entre debatedores convidados e especialistas em suas áreas de atuação com a participação de representantes governamentais, acadêmicos e pesquisadores e representantes do setor produtivo na área agrícola e apícola. 

Com base nas transcrições das gravações realizadas durante o evento, publicamos um E-book com 104 páginas.

Confira os melhores momentos dos Diálogos 2016 neste vídeo.

2017

Uma publicação de 112 páginas retrata um resumo do que foi discutido nos últimos quatro anos, originando o Compromisso 2020 com um plano de metas anunciado em evento.

2018

A 5ª edição da iniciativa foi realizada nos dias 27 e 28 de Novembro, em Porto Alegre. Estiveram presentes mais de  100 convidados, incluindo representantes de entidades de agricultores, apicultores, setor de defensivos agrícolas, acadêmicos e governo. O Estado do Rio Grande do Sul foi escolhido para sediar o evento por integrar as áreas-foco do movimento para implantação de um plano nacional voltado às boas práticas.

Contato

colmeiaviva@sindiveg.org.br

Assistência Técnica
0800 771 8000

Assessoria de Imprensa
imprensa@sindiveg.org.br
(11) 5094-5529

Realização

Signatárias